- Apresentação da professora multiplicadora Karen e dos professores cursistas.
- Apresentação da proposta educacional do Proinfo Integrado.
- Apresentação dos objetivos geral e específicos do curso
OBJETIVO GERAL:
Este curso visa a contribuir para a inclusão digital de profissionais da educação, buscando familiarizá-los, motivá-los e prepará-los para a utilização significativa de recursos de computadores (Sistema Operacional Linux Educacional e softwares livres) e recursos da Internet, refletindo sobre o impacto dessas tecnologias nos diversos aspectos da vida, da sociedade e da sua prática pedagógica.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Refletir sobre o impacto da tecnologia e suas contribuições na vida cotidiana e na atuação profissional.
- Conhecer e utilizar o sistema operacional Linux Educacional e outros softwares livre, distribuídos em conjunto com os computadores do Proinfo, que possam contribuir para a solução de problemas e propostas pedagógicas mediadas por tecnologias.
- Desenvolver habilidades necessárias ao manejo do computador e de programas que possibilitem a elaboração e edição de textos e de apresentações multimídia, a comunicação interpessoal, interatividade, navegação e pesquisa de informações, produção, cooperação e publicação de textos na Internet.
- Refletir sobre propostas de dinamização da prática pedagógica com os recursos tecnológicos disponibilizados no computador e Internet.
Clique aqui para ver o cronograma do curso
1 Dinâmica de apresentação do computador.
a. Registrar sua percepção do ambiente
virtual no monitor (login, senha e o desktop)
b.
Criar pasta – excluir- restaurar, copiar, colar
c.
Conhecer o teclado e os botões de comando da
janela (maximizar, minimizar, restaurar)
2 Conhecendo o CD do Módulo Conteúdo - clique neste link
Dinâmica de
leitura do texto 2 ( da página 14
a 18) - reunir em grande grupo a discussão do texto. Clique no link para abri a página
3 Realizar a atividade da página 19 a 20
ENCAMINHAMENTO A DISTÂNCIA:
CONHECENDO O LINUX EDUCACIONAL -
1.1 ÁREA DE TRABALHO
1.2 CONTÉUDO EDUCACIONAL
1.3 ATIVIDADES PRÁTICAS:
1.3.1 Criar uma pasta na Área de Trabalho.
1.3.2 Produzir um desenho no Editor Gráfico TuxPaint e salvar na pasta criada -
1.4 ENCAMINHAMENTO A DISTÂNCIA
1.4.1 - LEIA A PROPOSTA DO CURSO E OS OBJETIVO DA UNIDADE INSERIDOS NO LIVRO
UNIDADE 1
TECNOLOGIAS NO COTIDIANO: DESAFIOS À INCLUSÃO DIGITALOlá, cursista,
É com grande alegria e satisfação que iniciamos o Curso Introdução à Educação Digital. Esse curso integra um conjunto de políticas públicas voltadas à inclusão digital . Fazendo este curso você estará participando deste processo formativo enquanto aprende sobre mídias e tecnologias e maneja algumas ferramentas de produção disponíveis nos computadores.
Ao mesmo tempo em que aprende como usar estas ferramentas, é importante, e vamos convidá-lo para isso, que você já comece a refletir sobre as mudanças que elas possibilitam na sua trajetória pessoal e profissional. Mas, antes, sobre como elas já vêm afetando nosso mundo e sobre como devemos agir para ter algum controle sobre tais mudanças.
A chegada das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na escola nos traz desafios e problemas. As soluções vão depender do contexto de cada escola, do trabalho pedagógico que nela se realiza, de seu corpo docente e discente, de sua comunidade interna e externa, dos propósitos educacionais e das estratégias que propiciam aprendizagem.
Precisamos compreender a realidade em que atuamos e planejar a construção dos novos cenários pelos quais aprendemos, ensinamos, consumimos, enfim, onde vivemos e nos relacionamos. Não há só um caminho, nem uma só solução – ao contrário, há uma gama de possibilidades e poderemos até encontrar novas respostas para velhas perguntas.
Ao mesmo tempo em que aprende como usar estas ferramentas, é importante, e vamos convidá-lo para isso, que você já comece a refletir sobre as mudanças que elas possibilitam na sua trajetória pessoal e profissional. Mas, antes, sobre como elas já vêm afetando nosso mundo e sobre como devemos agir para ter algum controle sobre tais mudanças.
A chegada das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na escola nos traz desafios e problemas. As soluções vão depender do contexto de cada escola, do trabalho pedagógico que nela se realiza, de seu corpo docente e discente, de sua comunidade interna e externa, dos propósitos educacionais e das estratégias que propiciam aprendizagem.
Precisamos compreender a realidade em que atuamos e planejar a construção dos novos cenários pelos quais aprendemos, ensinamos, consumimos, enfim, onde vivemos e nos relacionamos. Não há só um caminho, nem uma só solução – ao contrário, há uma gama de possibilidades e poderemos até encontrar novas respostas para velhas perguntas.
1.4.2 - Realize a leitura e as atividades do livro da página 39 a 49.
A invenção do por Santos Dumont, permitiu uma grande evolução no mundo da aviação,do mesmo modo que a informatica está revolucionando o mundo atual, a ponto de que quem não se atualizar terá muitas dificuldade e ficará excluido em todos os sentidos, por isso estou aqui.
ResponderExcluirA invenção do avião por esse grande brasileiro,permitiu uma grande evolução no mundo da aviação, do mesmo modo que a informática está revolucionando o mundo atual à ponto de quem não se atualizar terá muitas dificuldades e ficara totalmente excluido, por este motivo estou aqui.
ResponderExcluirParticipar desse curso me dá a oportunidade de me qualificar de forma apropriada para utilizar a educaçâo digital como mais uma ferramenta dentro do processo de ensino aprendizagem,pois poderei contribuir com o desenvolvimento do meu aluno,tornando-o capaz de se inserir nas mudanças da sociedade.
ResponderExcluir